quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mulheres e Conflitos

“Do conflito e crise à renovação: gerações da mudança” é o novo Relatório sobre a Situação da População Mundial 2010 (UNFPA). O texto vincula paz, segurança e desenvolvimento com os direitos e empoderamento das mulheres.


A tese defendida pelos autores é que quando as mulheres têm os mesmos direitos e oportunidades que os homens, elas são mais resilientes a conflitos e desastres e conseguem conduzir os esforços de reconstrução e renovação em suas sociedades, O lançamento do relatório coincide com o décimo aniversário da resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que visa colocar um fim à violência contra mulheres e meninas em conflitos armados e encorajar uma maior participação das mulheres em iniciativas de construção da paz.

O relatório combina histórias e dados. Em uma tendência da ONU: não produzir calhamaços estatísticos mais chatos do que a TV Câmara. Os exemplos são tomados de países que saíram recentemente de conflitos abertos e colocam o tema da recuperação com ênfase em gênero. Em resumo o texto tenta convencer de que conflitos são oportunidades não para reconstruir, mas para construir uma sociedade mais igualitária.

Além de seu tema central, o relatório atualiza os principais dados demográficos e socioeconômicos globais, em uma chuva de dados para deixar qualquer estatístico “mais feliz do que pinto no lixo”, como diria minha avó.

O relatório todo:

A versão em português do Relatório sobre a Situação da População Mundial 2010 do UNFPA está disponível em: