TEXTOS DE APOIO EM SOCIOMETRIA E ECONOMETRIA APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO (FEAIEA 097-310)
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DAQUELE PAÍS...
A Assembléia Geral da ONU neste ano tem as Metas do Milênio como tema. OS EUA não cumpriram suas metas de aumento no investimento em Desenvolvimento (AID). Ao contrário,reduziram em 0.2% nos últimos 10 anos. Hoje o Tio Sam percentualmente falando está em 11o. no ranking de ajuda. Mas ainda é o primeiro em volume.
Obama, no discurso da ONU, entre uma catástrofe ecológica e um atoleiro militar, tentou lembrar em alguma coisa o mesmo presidente da sua campanha.
Para isto, lançou nesta semana, a primeira política para o Desenvolvimento. Sim, os EUA nunca tiveram uma política nacional para isto. Por aqui, temos política para tudo. A maioria delas avançadíssima. Tão avançada que nem as alcançamos.
Por lá é diferente. As políticas são mais realistas. E levam muito a sério as poucas políticas que fazem. Tanto que estas mesmas políticas dão apoio a muitas barbaridades.
Assim, a tal nova e inédita política do companheiro Obama, não faz dele “o cara”, mas é um avanço que deve refletir na prática dos EUA e na maioria das ONGs de desenvolvimento mundial.
A nova política aponta para uma ênfase em tecnologia sobre quantidade como fator de resposta. Quer posicionar os EUA nas áreas mais “soft” da ajuda de desenvolvimento e não apenas em distribuição de alimentos.
A estratégia para o desenvolvimento terá 3 pilares:
1. Desenvolvimento sustentável com uma base em: desenvolvimento econômico, governança democrática, inovações “que modem o jogo” e sistemas sustentáveis para responder às necessidades básicas.
2. Um modelo operacional novo (baseado em parcerias de alta excelência técnica) que posicione os EUA em um papel mais efetivo e de liderança na área.
3. Uma arquitetura que promova o desenvolvimento e as capacidades para promovê-lo em todos os setores do governo em apoio a objetivos comuns.
O texto todo, ainda em inglês, ....
http://www.whitehouse.gov/the-press-office/2010/09/22/fact-sheet-us-global-development-policy
Marcadores:
Ajuda Internacional,
Desenvolvimento Humano