terça-feira, 31 de agosto de 2010

Índice de Valores Humanos (parte #3): IVH-Educação

O 3º post sobre o Índice de Valores Humanos (PNUD) traz o sub-índice de Educação. IVH-E. Durante décadas a preocupação com o macro foi tão forte que  qualquer discurso com a palavra "valor"era identificado como de direita. Na educação, por exemplo, tudo era infra-estrutura de desenvolvimento: aparelhos escolares, professor, investimento, currículo, etc... Hoje, parece que há calma para identificar os componentes comportamentais que interagem com os essenciais infraestruturais (palavra bonita:->).

Abaixo, trechos do relatório do PNUD, editados.


A dimensão de educação do IVH é composta pelos valores das famílias, alunos e professores. Trata-se de quais conhecimentos são mais caros para as pessoas e das relações de alunos e professores no sistema educacional. O primeiro componente da dimensão de educação do IVH é o tipo de conhecimento que as famílias consideram mais importante na formação escolar. As alternativas apresentadas aos entrevistados consistiam de conhecimentos importantes i) para ser uma boa pessoa; ii) para ser um bom cidadão; iii) para se ter uma boa vida ou iv) conseguir um emprego. As respostas i e ii representam conhecimentos que geram maiores benefícios públicos, enquanto as repostas iii e iv representam maiores benefícios individuais. Desse modo, foram atribuídos valores de 1 a 4 para as opções de resposta, sendo o valor 4 para a opção i, 3 para a ii, 2 para a opção iii e 1 para a opção iv.

O componente do IVH-E relacionado aos alunos é composto por seis diferentes pontos: i) interesse pelos estudos; ii) respeito aos professores; iii) tolerância com os colegas; iv) responsabilidade com as tarefas escolares; v) liberdade para expressar suas idéias; vi) honestidade. Para cada um destes pontos foram atribuídos valores de acordo com a freqüência em que são observados: 5 se esses pontos são sempre observados; 4 se freqüentemente; 3 se às vezes; 2 se raramente e 1 caso esses pontos nunca sejam observados. A média de freqüências dos 6 pontos compõe o indicador de valores dos alunos no IVH-E.

O componente relacionado aos professores é bastante similar ao dos alunos. São também 6 pontos que compõem esse indicador: i) interesse pelos alunos; ii) respeito aos alunos; iii) tolerância com os pais dos alunos; iv) responsabilidade com o planejamento das aulas; v) liberdade para expressar suas idéias; vi) honestidade. Assim como no indicador dos alunos, para cada um destes pontos foram atribuídos valores de acordo com a freqüência em que são observados: 5 se esses pontos são sempre observados; 4 se freqüentemente; 3 se às vezes; 2 se raramente e 1 caso esses pontos nunca sejam observados. A média de freqüências dos 6 pontos compõe o indicador de valores dos professores no IVH-E. O indicador final de valores humanos na dimensão de educação é calculado a partir da combinação dos indicadores relacionados às famílias, alunos e professores. Cada um desses indicadores foi transformado para uma escala de 0 a 1, de modo que quanto maior o indicador, melhor a avaliação dos valores relacionados à educação. A soma desses indicadores, novamente transformada para uma escala de 0 a 1, resultou no Índice de Valores Humanos – Educação (IVH-E). Assim, um IVH-E igual a 1 representa a melhor avaliação dos valores relacionados à educação, enquanto um IVH-E igual a zero representa a pior.