sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Novo Índice: I.V.H.


Não é por falta de dados, indicadores e índices que a sociedade não se conhece. Aí vem + 1: "O PNUD vai divulgar na próxima terça-feira (10) o terceiro caderno do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) Brasil 2009/2010. A publicação trará sugestões de políticas públicas para promoção de valores humanos e divulgará um indicador inédito, o IVH (Índice de Valores Humanos).

O IVH terá as mesmas três dimensões do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): saúde, conhecimento e padrão de vida. Tudo em índice parece ter 3 dimensões, coisa religiosa talvez :-) Assim como o indicador calculado e divulgado anualmente pelo PNUD, ele vai variar de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior). Diferentemente do IDH, o cálculo do IVH é baseado em entrevistas. Logo, é uma amostra de opiniões. Uma amostra significativa, foram 500.000 entrevistados. Todas responderam à questão "O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?".Índices oriundos de auto-decalaração amostral são muito úteis para cobrir áreas de sombra dos tradicionais, baseados em estatísticas públicas normatizadas. Mais um pedaço deste mosaico de caleidoscópio que é a "realidade".




O IDH foca resultados. O IVH desloca a atenção dos resultados para os processos. O novo índice retratará a vivência das pessoas e a opinião da sociedade sobre essas vivências.

(edição do texto do site PNUD.Brasil)